Cortinas + Persianas = A combinação que é tendência no mundo Decor

Primeiro vamos entender a diferença entre as duas!

Cortina: peça de pano ou de outro material, suspensa por argolas, trilhos ou por outro meio, para proteger ou adornar janelas, portas, leitos etc.

Persiana: espécie de cortina de placas fixas, ou móveis por meio de cordões, usada para ventilar o ambiente sem devassá-lo e/ou para resguardá-lo do sol; veneziana.

05

Que elas trazem aconchego, privacidade e enriquecem a decoração do ambiente sabemos automaticamente, mas como descritas nos significados suas propriedades vão além, como diminuir a incidência de luminosidades, que naturalmente protegem e proporcionam maior durabilidade de cor a alguns materiais aplicados na decoração – proteger mobiliários (como sofá, revestimento de paredes, e outros) e proporcionar a entrada de ventilação natural.

Por isso defendemos a utilização de cortinas/persianas, elas não são simplesmente um “capricho decorativo”, são elementos essenciais sim para proporcionar sensação com funções consideravelmente importantes.

03

Mas chegou a hora de tratarmos da combinação dos dois juntinhos!! Cortinas + Persianas = Uma soma ousada, inusitada, cheia de identidade e belíssima. Recurso já muito usado por decoradores que reconhecem seus efeitos, uma vez que o tecido transmite uma sensação de leveza, delicadeza e romantismo sendo quebrado pela frieza e firmeza da persiana. O acabamento fica muito bonito, elegante, e o efeito estético pode ser variado como, por exemplo, aplicando apenas cortinas como detalhes nas laterais, ou funcional, criando duas barreiras de proteção e a persiana servindo como blackout.

(Abrindo um parêntese para o Blackout, deve-se levar em consideração que sua função vai além de barrar a luz, o vento e dar privacidade: ela gera conforto acústico e visual, equilibra a composição da decoração e permite que o espaço ganhe requinte, beleza e harmonia.)

Um detalhe técnico relevante para aproveitamento e composição do espaço, é a redução de volume que a persiana proporciona quando comparado com uso exclusivo de tecido. Para isso prefira cortinas de tecidos leves e com pregas macho, pois ficam menos armadas. As persianas que funcionam melhor são as do tipo horizontal, qualquer que seja o tipo de acabamento (as de madeira são mais nobres).

Assim como os demais elementos de decoração, a cor da cortina deverá estar em harmonia com ambiente. A melhor opção sempre é utilizar cores neutras, pois combinam com qualquer decoração e não expressão nenhum sentimento do momentâneo ou estações do ano, além de deixarem o espaço agradável. As cores neutras são: branco, bege, areia, cinza claro. Elas além de proporcionarem sobriedade podem transmitir a sensação de amplitude e clareamento espacial.

Então, diante de tudo que foi abordado,  agora vamos mostrar a vocês algumas execuções que consideramos de muito bom gosto e firmam as ideias descritas acima.

01

-Sala com tons neutros, persiana de madeira e cortina com tecido claro, recebendo um toque de sofisticação através da iluminação em sanca, valorizando ainda mais a proposta.

02

Este ambiente escolheu a cortina com persiana para agregar valor à varanda. As persianas entreabertas dão todo um charme ao espaço, despertando curiosidade, por meio dos painéis individuais que abrem conforme a necessidade e desejo de impacto espacial.

06

-Este ambiente prezou por cores claras, e seguindo o tom da madeira da persiana aplicado nos demais itens de decoração. Aplicou a iluminação na sanca, o que agregou mais valor ao elemento dando um toque maior de sofisticação.

04

Para este ambiente pequeno, optou-se por cortinas e persianas na cor branca. Não causando um impacto espacial, a fim de não “fechar” mais o ambiente, muito pelo contrário, com a iluminação natural incidindo sobre o branco das cortinas e persianas, a sensação é de amplitude espacial.

Nós da Projet adoramos os tons que vão do cinza ao bege nos ambientes. Vejamos mais alguns Projetos inspiradores que escolhemos para vocês!

07

Este ambiente é completamente diferente dos sóbrios que estamos visualizando, seu estilo é chamado de Contemporâneo. Com mais cor, elementos com designer ousados, e para a cortina com persiana foi apostado uma combinada um tanto impactante, preto e branco, sendo o preto aplicado tanto para a parede quanto para a persiana, havendo posteriormente a cortina a fusão do preto e branco com as paredes na cor cinza.

08

Além do uso de persianas de madeira, branco ou preto, é possível aplicar outros modelos de persianas. Neste projeto visualizamos a Persiana Romana, também muito elegante e com um charme único.

Então acaba por aqui mais um post, esperamos que vocês tenham gostado e aprendido um pouco mais. Até a próxima!

logo

2 respostas para “Cortinas + Persianas = A combinação que é tendência no mundo Decor”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *