Arquitetura | Frank Gehry

Frank Owen Gehry, nascido Ephraim Owen Goldberg, nasceu em Toronto, no Canada em 1929. Nascido em uma família judaica, Gehry mudou-se para Los Angeles, nos EUA com 17 anos. Se formou em arquitetura na University of Southern California, depois estudou planejamento urbano em Harvard. Atualmente, Gehry vive em Los Angeles.

Frank Gehry mudou a imagem de uma disciplina muito conservadora, ele mistura o livre-arbítrio da arte com algo muito concreto e intransigente como a física. Ele deixa de ser apenas um arquiteto e se transforma em um arquiteto-artista. Gehry é ganhador do Pritzker Prize, que é considerado o prêmio Nobel da arquitetura. Gehry sempre teve uma relação próxima com a arte desde sua infância, onde sua avó sentava com ele e passavam tardes criando cidades e construções com simples blocos de madeira. Foi essa experiência marcante que influenciou sua escolha profissional. De alguma maneira, quando jovem, ao pensar sobre o que queria fazer da vida, ele se lembrava dos blocos de madeira e das tardes com a avó. Ele também gostava de desenhar com seu pai e um desses desenhos foi elogiado por um de seus professores e valorizado por sua mãe, que acreditavam que um dia ele seria um grande arquiteto.

O documentário Sketches of Frank Gehry, que foi lançado em 2005 e dirigido por Sydney Pollack, mostra o trabalho deste que é considerado por muitos o maior arquiteto da atualidade. Com entrevistas, filmagens nos EUA e Alemanha e com cenas do processo criativo de Gehry, o documentário mostra ainda alguns detalhes da vida de Gehry.

Abaixo, confira imagens de algumas obras de autoria de Frank Gehry.

 

16940_l

7934596572_67504c77d8_z

Cabrillo Marine Aquarium, California

cleveland-clinic-lou-ruvo-center-for-brain-health-frank-gehry-via-architect-magazine

Experience-Music-Project-Frank-Gehry

ica

Vitra Design Museum, Alemanha

Walt Disney Concer Hall (británnica_com)

url
Frank Gehry

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *