Ambientes pequenos: Como valorizar o seu imóvel e aproveitar o espaço.

Muitas pessoas acreditam que morar em um apartamento pequeno é o terror da decoração, mas existem diversas dicas e truques para utilizar (e decorar, claro!) estes espaços da forma mais harmoniosa e charmosa possível!

Nestes apartamentos uma opção que tem sido super utilizada é integrar os cômodos. Podemos usar living e jantar (no caso de apartamentos um pouco maiores) ou living e cozinha agregados. Esta é uma forma também para que alguns ambientes não fiquem mais tão ‘reclusos’ do restante da casa.

(Projeto Mari Vigné )
Integrando cozinha e sala de jantar (Projeto Mari Vigné )

A utilização de cores claras, principalmente nas paredes, sempre foi ditada como uma das primeiras regras quando a questão é um ambiente pequeno mas podemos partir para outras sugestões menos monótonas e utilizar cores mais escuras se harmonizadas com composições mais neutras, por exemplo: um lavabo pequeno fica aconchegante com uma parede (seja em pintura ou outro revestimento) em tons até mesmo pretos, desde que seu piso, louças e detalhes sejam em tons claros ou até mesmo utilizando um espelho em alguma das paredes. Espelhos são um curinga de qualquer ambiente pequeno pois eles nos dão uma ideia de amplitude.

Optar por linhas horizontais também é importante, elas também alongam a visão.

Armários, prateleiras e afins são um ponto muito importante. A preferência é que sejam feitos sob medida para a melhor utilização do espaço e para melhor conforto. Muitas vezes as peças de medidas padrão podem caber no cômodo mas apertam o espaço restante diminuindo a passagem.
No caso de sofás, optar pelos modelos com chaise retrátil (no caso de preferir um modelo mais confortável) para que diminua a profundidade do sofá e sobre mais espaço.

(Projeto Mari Vigné e Natália Romanelli)
Quarto de Casal (Projeto Mari Vigné e Natália Romanelli)

Neste caso, o quarto era bem pequeno e por isso o ‘rodameio’/ prateleirinha para quadros  entrou no meio da parede. Fazendo a vez de cabeceira, separando a aplicação de 2 tons diferentes do cinza e alongando o ambiente.

Para tirar dúvidas e comentários você pode entrar em contato com a Designer de Interiores Mari Vigné através dos links abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *